A Briga pela Autorização do Google Books se Intensifica

Em 2006 o Google teve uma ótima idéia (talvez não tão original, mas um boa iniciativa): criar a maior biblioteca online do mundo, onde haveriam livros de todo o planeta reunidos em um clique de mouse.
A idéia foi apoiada por milhares de estudantes e por muitos autores, ganhando adeptos de todos os cantos. Entretanto, o caso acabou indo parar no tribunal de Nova York, por que alguns autores, editores e publicadores de livros se sentiram ameaçados pela iniciativa. O argumento deles é que essa biblioteca contribuiria para o aumento da pirataria e reduziria o rendimento ($$) das editoras. Mas o Google criou um sistema de privacidade, onde o editor é quem escolhe quanto do livro pretende publicar na internet. Logo, a ferramenta poderá ajudar muita gente: estudantes, pesquisadores, escritores e etc. E ainda, aqueles que escreveram um livro mas não conseguiram publicá-lo, poderão disponibilizar seu livro online no Google, e serem encontrados por pessoas interessadas do mundo todo.
O Google Books já tem uma versão Beta disponível e a audiência final sobre o caso está prevista para o dia 7 de Outubro, mas o Google (segundo ele mesmo), selou um acordo revolucionário com autores e editoras.


Será que vinga?


Fonte: Google, BBC.

0 comentários:

 


Opinião Inútil - Templates Novo Blogger 2008
BlogBlogs.Com.Br