7 de Setembro – A Comemoração de uma Vitória sem Glória

Tudo aquilo que você aprendeu no ensino fundamental sobre a história brasileira é balela. Por isso que muitas pessoas que não terminam os estudos são tão alienadas à realidade.
O Brasil não teve heróis em sua história. Pelo menos não são heróis aqueles que nossos professores de primário nos ensinaram.
A Independência do Brasil foi mais uma ação sob pressão externa. Assim como a abolição da escravatura pela princesa Isabel não passou de uma pressão da Inglaterra, sob o risco de sanções ao comércio exterior brasileiro. Aliás, falando em abolição da escravatura, sabiam que quando ocorreu isso, os milhares de ex-escravos negros ficaram sem emprego (ninguém queria contratar negros para trabalhar) e, logo após isso, o governo baixou um decreto em que os cidadão que não trabalhassem seriam considerados marginais e seriam presos? Logo, muitos negros acabaram indo para a prisão e só sairiam de lá sob pagamento de fiança. Quem tinha dinheiro pra pagar a fiança? Exato, os grandes fazendeiros. Então a escravatura continuou, só que não mais oficialmente, mas sim como um monte de afro-descendentes endividados pelo resto de suas vidas.
Pior do que isso é como nossas professoras de primário exaltavam tanto os tropeiros! Ora, um bando de homens que viajavam saqueando, escravizando e dizimando tribos indígenas, se apropriando de propriedades alheias e destruindo tudo o que se mexia em sua frente, não são do perfil heróico para mim.
E como é que pode tanta merda ser ensinada para as crianças?
Toda a história brasileira se resume a jogos de poder e pressões externas. Não havia interesse em desenvolver o Brasil, mas sim de sugar todos seus recursos da maneira mais fácil possível!
Tem gente que ainda diz que Pedro Alvarez Cabral descobriu o Brasil e acredita que o cara foi um gênio, um herói. É mais legal ignorar o fato de que Portugal sugou o Brasil por séculos e por isso o país ficou estagnado enquanto o resto do mundo se desenvolvia.
Bem, creio que você que leu este texto até aqui não se enquadra no perfil de brasileiro que citei acima. Pois este ficaria com preguiça de ler e voltaria pro seu Orkut pra mandar um Buddy Poke pra um contato qualquer...
Como diria alguns colegas noveleiros: Hare Baba! Pelo menos temos um tempinho pra descansar, não é?

Por Dickson Paiva

5 comentários:

Anônimo disse...

simplesmente maginifico, texto muito bem escrito, e em relação a independencia, não sou muito chegado em assuntos desta epoca, mais o brasil não e independente e nem nunca foi, nao e um grito congelado no tempo que vai tornar o pais independete o brasil e um "maria vai com as outras" isso nao e independencia.

Unknown disse...

Exatamente, o Brasil começou errado, e continua até hoje. Nossos heróis foram todos inventados, e não temos nada a se orgulhar. A, esqueci, somos penta campeões!

Unknown disse...

O Brasil começou errado e continua até hoje. Nossos heróis foram inventados, não temos nada para se orgulhar. A, esqueci, somos penta!

Guilherme Luis disse...

Maldita colônia de exploração, pelo menos esse ato "heróico" nos rendeu um feriado, rsrs

Francisco disse...

Aerw, se estiver interessado em parcerias?!
http://flhdireito.webnode.com//
http://flhdireito.webnode.com//
Espero retorno.

 


Opinião Inútil - Templates Novo Blogger 2008
BlogBlogs.Com.Br