Mini Guia de Compra de Notebook

Hoje em dia virou febre. Ninguém mais quer um PC estrambolhoso no meio da casa. A grande maioria das pessoas que saem às compras em busca do primeiro, segundo, décimo PC, prefere um notebook. E é claro, a preferência nacional é o preço baixo, muitas vezes deixando a qualidade de lado pelo preço mais atrativo. Como existem N alternativas de notebooks no varejo hoje em dia, algumas características importantes devem ser levadas em consideração para que não haja arrependimento, afinal o investimento é sempre superior a R$ 1.000,00 reais.


Primeiro de tudo. Quanto eu quero/posso gastar?

Com a grande variedade de modelos hoje disponíveis, fica mais fácil definir um valor máximo para o produto, e após isso, filtrar os modelos possíveis dentro de seu orçamento. Verifique quais são suas necessidades. Apenas internet, ver filmes ou jogos.

Definida a quantidade, qual marca escolher?

A marca no notebook é sempre um item a ser extensivamente discutido, as mais conhecidas são: HP, DELL, ACER, Toshiba e Lenovo; e as mais populares: Positivo, Amazon e Intelbrás. A marca em si, define os serviços agregados ao equipamento e a qualidade de suporte ao produto, do acabamento, a garantia, qualidade dos componentes empregados na montagem.
Um item geralmente negligenciado nos modelos mais baratos é a bateria, que possui uma duração muito curta, chegando a ter apenas 30 minutos de autonomia em alguns modelos. Isso irrita o usuário que precisa estar com ele sempre na tomada. Processador, memórias, adaptadores de rede, HD, em suma, quase todo o interior do aparelho é o mesmo em todas as marcas. Por isso, vale mais a pena pagar um pouco mais e ter um suporte adequado. Converse com outras pessoas que tem produtos de outras marcas, pesquise na internet a respeito do atendimento ao usuário de cada empresa.

Escolhi a marca que mais simpatizei, qual modelo escolher?

Novamente, os modelos são muitos, e até mesmo os profissionais de informática e TI (como eu) às vezes sentem-se confusos com tanta disponibilidade. O primeiro item a ser verificado, é o processador, que é um dos fatores que mais pesam no valor do aparelho. Hoje em dia é muito comum encontrar equipamentos com processadores de 2, 3 ou até mesmo 4 núcleos. Imagine uma cabeça com 2 cérebros - é um processador de 2 núcleos.
Se a sua necessidade é apenas navegar na internet, fazer trabalhos escolares e outras tarefas mais leves, provavelmente você não precise de um processador de 2 ou mais núcleos. Memória hoje em dia é um item barato, não aceite máquina com menos de 1 gigabyte de memória RAM. E a capacidade de armazenamento? Um HD de pelo menos 160 é recomendado - menos que isso fará falta no futuro, certamente. Se pretende armazenar muitas fotos e vídeos quanto mais HD melhor.

O que é Netbook?

Netbooks são mini-notebooks desenvolvidos com o intuito de prover um equipamento menor, mais leve e com maior autonomia de bateria - além de ser mais barato. Sua principal aplicação é a internet, daí o trocadilho do nome. Como surgiu apenas como estepe para o computador principal do usuário, possui funções limitadas como tela menor, processador mais lento, ausência de drive de CD/DVD, baixa capacidade de armazenamento e pouca memória RAM. Hoje em dia têm surgido modelos mais avançados de netbooks que possuem capacidade similar a notebooks normais, mas ainda em tamanho reduzido e valor ampliado.
E a manutenção?
Aqui entra a parte da garantia. A manutenção de notebook é muito superior a de um computador de mesa. Principalmente por ser uma máquina compacta, muitas de suas peças são feitas sob medida, sendo assim mais difícil a substituição das mesmas em caso de alguma pane. Lembre-se disso quando for comprar sua máquina. Veja se você realmente precisa de um notebook. Pese os prós e os contras sempre lembrando uma coisa: uma hora vai dar problema - cuidando ou não.







8 comentários:

Edson da Silva disse...

Cara... ótima dica! Eu tava querendo compra um nas casas bahia... mas mudei de idéia e vou comprar pelo Submarino!
vlw!

Humberto Camargo disse...

Valeu mesmo a dica. Investir uma grana e ver que se arrepende é barra.

Indira disse...

Dicas legais.Mas,acho que não vou trocar de notebook tão cedo!rsrs

Beijobeijo

Indira

Unknown disse...

Nossa! Ótimas informações! Vou repassar a alguns amigos! =D

Guttwein disse...

Puxa cara, a unica coisa que me falta mesmo é grana disponivel... conhecimento tecnico eu tenho... só me falta o money! : /

gAng disse...

ah sei lah
não gosto muitode notebook nao
prefiroo trambolho do pc XD

www.hysteria-project.blogspot.com

Deusana Chagas disse...

Gostei muito da dica pois estou com alguns problemas de peças no meu notebook,e estou a procura de compra um outro ou o netbook.

Obrigada pela dica
Deusa

Dick disse...

Deusa, indico para você comprar no site Submarino. Faça uma pesquisa nos modelos disponíveis e nas modalidades de pagamento. Comprar pelo Submarino é muito mais barato e pode ter certeza que a qualidade e segurança é a mesma!
www.submarino.com.br/?franq=273907

Abraço!

 


Opinião Inútil - Templates Novo Blogger 2008
BlogBlogs.Com.Br