Vivendo Alguns Anos a Mais

A morte é nossa única certeza. Mas por mais que haja milhares de crenças, filosofias, religiões que a explicam, não há como provar o que acontece no “outro lado”. Por isso, para muitos, a morte é simplesmente o fim. Mesmo que vários neguem, o pior medo do ser humano é a sua própria morte. Sabemos que, pelo menos atualmente, não há como fugirmos dela. Então, e se pudéssemos adiá-la por um tempo?
É isso que vários cientistas buscam diariamente. O exemplo mais extremo desses cientistas é o pesquisador inglês Aubrey de Grey. Chamado de “O Profeta da Imortalidade”, Aubrey prega e prova cientificamente que o ser humano tem condições de viver até mil anos, desde com o devido tratamento. Em 2005, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, lançou um desafio à comunidade científica, oferecendo um prêmio em dinheiro a quem provasse que as idéias de Aubrey de Grey estavam erradas. Ninguém compareceu.
O fato é que, cientistas como de Grey, acreditam que o envelhecimento do ser humano, atualmente, é prematuro, devido à alta carga de toxinas que nos atingem diariamente. Essas toxinas fazem com que muitas de nossas células percam suas funções, ou não consigam mais se renovar.
O que esses cientistas propõem é - além dos cuidados que ouvimos todo dia, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos-, a intervenção cirúrgica regular, ou mesmo uso de vacinas, visando a manutenção e até mesmo substituição das nossas células.
Em entrevista com a Revista Istoé, Aubrey de Grey disse que, no ritmo dos avanços tecnológicos na área de medicina, esse tipo de tratamento poderá estar disponível nos próximos 25 anos.
Agora pensemos: o quanto o fato de os homens viverem 10 vezes mais, influenciará na nossa vida em sociedade?
Podemos fazer uma lista enorme de problemas que poderiam ocorrer: mais fome, menos moradia, mais desigualdade social, mais medo da morte...
O que você faria se tivesse a oportunidade de viver mil anos?

Comente!

Por Dickson Paiva

5 comentários:

Anônimo disse...

é, realmente, sepre será um mistério...

Anônimo disse...

A morte não é uma incerteza...
E sim a única certeza que temos!!!
Eu acredito em vida após a morte, e jamais gostaria de viver 1.000 anos.
BjOs^^

O util do inutil disse...

Bom, oq a do outro lado é um mistério, mais sabemos como viver mais, o plobrema é q se for para fazer assim teria de se viver isolad a sociedae.


http://outildoinutil.blogspot.com

Diego Janjão disse...

é, mas o problema de hoje em dia que viver mais é sinônimo de sofrer mais....

Macaco Pipi disse...

AI CARA
A GENTE VE DE TUDO...

 


Opinião Inútil - Templates Novo Blogger 2008
BlogBlogs.Com.Br