Não Acredite em Tudo o que Você Recebe por E-mail

Prezados, meu nome é Vinicius, e estou iniciando hoje como colaborador deste blog sensacional. Trabalho na área de tecnologia a uns bons anos já, e pretendo dar meus pitacos sobre este e outros assuntos por aqui.
Iniciando nossa coluna de tecnologia gostaria de abordar um assunto muito polêmico, amplamente divulgado, mas incrivelmente ignorado pela nossa grande e inocente massa de incluídos digitais. Os emails “isca”, destinados a roubo de dados, propagação de vírus e aporrinhação alheia. O termo que se torna cada dia mais conhecido é o “Phishing”, originado no termo inglês fishing, ou no bom e velho portuga, pescaria. Pescaria por que o objetivo é pescar otários, ou desavisados, roubando assim informações sigilosas, senhas de banco, senhas de MSN, Orkut, Mercadolivre e quaisquer outras informações que os salafrários assim desejarem.
Sempre que chega um email em nossa caixa postal, devemos prestar atenção em alguns itens.
Primeiro: É de algum remetente conhecido? Verifique sempre antes de abrir o email.
Segundo: Posso abrir o email, somente para ter certeza de quem enviou, ou de que se trata? Pode abrir sem medo, o que não pode em hipótese alguma é clicar em qualquer link que venha no corpo do email. Vamos analisar o exemplo abaixo, textos muito comuns em emails que circulam pela internet.
“Preciso falar com vc o mais rápido que possível, tem uma foto sua que
você precisa explicar, ta muito estranha mesmo, nem acreditei quando
olhei... clique no link abaixo, olhe e me responda ainda hoje.”

“Oi, me chamo fulana, e não tenho coragem de lhe falar pessoalmente, mas estou muito apaixonada por você e por isso estou enviando essas fotos minhas sensuais para que me dê uma chance.”

Não, ninguém tem uma foto sua comprometedora com a loira XYZ do segundo andar, e nem uma admiradora secreta está perdidamente apaixonada por você, Champz. A vida é bela, mas não tanto assim. Não acredite em ofertas gratuitas que você recebe por aí. NUNCA são e nem serão verdade. Depois dos textos vem um link absurdo para que você clique e então instale no computador um cavalo de tróia, perca seus dados e tenha muita dor de cabeça.
Mas Vinicius, e se eu manter o antivírus atualizado? Não resolve? Eu comprei antivírus da marca tal, melhor do mundo, paguei muito caro por ele!
Não, não resolve. Vamos fazer uma analogia simplória: Você está em casa feliz e contente, em seu condomínio chique com 3 porteiros amplamente armados e treinados pelo capitão Nascimento em pessoa (o antivírus). O larápio toca o interfone dizendo que tem fotos suas adquirindo os bens físicos de alguma senhorita de vida fácil (o corpo do email). Você pode simplesmente mandar ele embora (fechar o email e excluí-lo) ou permitir a entrada, passando por cima da autoridade dos seguranças (o antivírus) estando assim a mercê da bandidagem.
Essas dicas servem tanto para emails, quanto para recados no Orkut e no MSN ou afins.
Portanto, caros colegas, não confiem em nada que seja estranho, bom demais para ser verdade ou oportunidades de negócio imperdíveis. Bancos nunca pedem dados por emails, ordens judiciais precisam ser entregues em mãos. E um último lembrete: Máquinas infectadas podem inclusive, utilizar a lista de contados da vítima para se espalhar, fazendo com que os conhecidos recebam mensagens de phishing com o remetente de um conhecido. Todo cuidado é pouco, e um mínimo de bom-senso vai muito bem, obrigado.

Por Vinícius Karasinski


5 comentários:

Unknown disse...

Muito bacana mesmo sua iniciativa de informar sobre! A cada dia vemos pessoas que foram vítimas do desconhecimento das armadilhas do mundo cibernético, principalmente se considerarmos a velocidade de inovação das maneiras de prejudicar usuários via net. Esse papel de educar para o uso seguro da rede é indispensável.
Abraços

Dick disse...

Realmente! Pra quem já navega na internet há bastante tempo, isso é normal. Mas pra quem está começando agora, é importante que tenham cuidado com algumas armadilhas existentes na rede.

Rha Belloti disse...

Na boa, fico impressionada como pessoas acostumadas com a internet ainda caem numa história dessas. Mas muito legal sua iniciativa de fazer um post esclarecedor.

Beijo.

Unknown disse...

legal a iniciativa,
tem muita gente agora tentando nos roubar de alguma forma
pela web.
sucesso!
http://arthurmelo92.blogspot.com
http://thinkkabout.blogspot.com

Wellington disse...

Muito legal esta dica de segurança na web! Já vi alguns sites sobre isso e é sempre bom uma nova dica! Vlw!

Abraços!

http://neowellblog.wordpress.com/

 


Opinião Inútil - Templates Novo Blogger 2008
BlogBlogs.Com.Br