As Novelas Ainda Influenciam as Pessoas

É incrível como as novelas têm influência na cultura brasileira. Todos os dias milhares de pessoas sentam em frente à sua TV e esquecem de tudo para assistir a sua novela das oito. Se fosse só assistir ainda não haveria o que questionar, mas a cultura da novela vai muito além disso.
Jargões, costumes, modo de se vestir, apelidos, músicas, marcas... tudo que passa na novela é recebido de braços abertos pelos seus telespectadores.
Outro dia estava indo para o trabalho de manhã e de repente ouvi uma música indiana tocando no fundo do ônibus. Curioso, olhei para trás e o que vi foi uma coisa bizarra: era um grupo de vileiros que estavam ouvindo a música por um celular. Achei ridículo, mas engraçado. Fiquei com aquilo na cabeça e, no mesmo dia na hora do almoço, fui a uma banquinha de jornal ver as manchetes do dia e percebi uma coisa ainda pior: havia só umas duas pessoas olhando os jornais, mas umas dez comprando revistas que diziam: "Raj desconfia de Maya". Assim como já existem várias pessoas cujo nome foi inspirado em um personagem de novela, não duvido que já tenham nascido centenas de Mayas e Rajs por aí nos últimos meses.
Isso é ignorância. As pessoas de deixam influenciar muito facilmente pelas novelas. Algumas chegam ao extremo de não falar outra coisa senão sobre o próximo capítulo da merda da novela das oito. Aliás, os tramas são sempre os mesmos: amor, ódio, drama, traição e por fim, felizes para sempre. E é deprimente como tem tanta gente que gosta disso e não perde um capítulo sequer.
Com o aumento da popularidade e uso da internet, da inclusão digital e tudo mais, imaginei que as novelas, Domingão do Faustão, Domingo Legal e outros programas horríveis, teriam sua audiência diminuída a patamares grotescos. Mas na verdade aconteceu o contrário! Existem pessoas que acessam a internet só para ver curiosidades sobre sua novelinha, ou ver o que o ator andou fazendo no final de semana, ou que sapato aquela atriz usou pra ir andar no calçadão. Não vou nem dar o exemplo do BBB porque daí é apelação.
Então, sim, as novelas ainda influenciam - e muito - na vida das pessoas. É de se esperar que isso nunca acabe, afinal desde que a televisão existe as novelas estão aí, alienando pessoas. Se ao menos houvesse mais criatividade e temas diferentes, poderia ajudar em alguma coisa. Mas esses draminhas e nhê-nhê-nhê só aumentam a ignorância do povão.

Autor: Dickson Paiva

8 comentários:

thyara disse...

Infelizmente esse é o cenário da vida real as pessoas gastam 2,00 até 10,0 com revistas sobre fofocas novelas, e não gastam com aquilo que pode le trazer conhecimento.
O pior que até crianças sofrem com a influencia dessas " novelinhas", elas acham um personagem que é muito vulgar engraçado e passam a imitá-los.
Mas é isso aí o Brasil é uma criança que está engatinhando no caminho da CULTURA.

Abraços

Sandrinha disse...

Eu gosto de novela. Assisti todas as novelas da globo desde que eu era criança. As novelas demonstram criatividade e que o brasileiro também tem cultura. Eu acho que as novelas da Globo são muito inteligentes e mostram as realidades de outros países como a novela Caminho das Índias... a genti aprende um monti de coisa de lah

Dick disse...

Olha sandra, não é por nada não, mas se metade do que passa em novela fosse realístico, pessoas como você não assistiriam

André Silva disse...

novela é um saco mesmo! odeio quando minha mae começa a assistir aki em casa, pq eu não suporto novela.
A única novela que eu assisti e gostei mais ou menos foi aquela da china lá... nem lembro o nome

Dick disse...

Concordo com você André! Acho q a novela que vc tá falando é a Negócio da China. Eu naum assisti, mas deve ser um saco de qualquer jeito...
O brasil tinha que ter produções mais elaboradas, profissionais... como alguns seriados americanos, que por sua qualidade têm fãs no mundo todo.

junot disse...

Seriado Americano é muito palha...
Novela pior ainda,
só ficam enrolando...
algo que pode ser contado em 1h, é feita em 9 meses...
ridículo!

Patrícia disse...

eu, particularmente, não tenho nada contra QUEM assiste novela (até pq eu de vez em quando assisto e gosto de algumas), e sim COMO assistem novela... realmente, as pessoas se deixam muito influenciar pelo que veem na tv, e consequentemente isso gera um comportamento massificado e a perda e desfiguração dos costumes e da cultura do nosso povo, que já está bastante desgastada... mas enfim, falando sobre caminho das índias especificamente, acho uma novela bem fraquinha, com péssimo roteiro e tudo mais... é absurdo também a maneira fantasiosa que a índia é retratada na novela.. sendo que a real é outra bem diferente...

só não confundamos alhos com bugalhos

Itamar (japa) disse...

aqui concordo plenamente com vc, a influencia que as novelas tem sobre o povão é de lascar, estes dias tava vendo tv e na hora do intervalo dentre as propagandas 3 estavam anunciando produtos que tem haver com o tema India... me chamou a atenção, pois imagino o quanto as pessoas mudam a cultura, moda etc..devido a uma simples novela...se vestem diferente, agem diferente, falam diferente...é foda mesmo!

como vc falow bbb dai já é covardia mesmo..estes dias citei em meu trabalho o virus h1n1 e ninguem sabia o q era (acredite), mas pergunta pra eles quem participa do fazenda (a bola da vez do genero) ..ora todo mundo sabe na ponta da lingua...

valew!

 


Opinião Inútil - Templates Novo Blogger 2008
BlogBlogs.Com.Br